11 Empresas que utilizam tecnologias quânticas para determinar as propriedades e reações de substâncias químicas, otimizando a P&D para Química e Farmacêutica

Postado em 25/02/2021 por Maria Heloísa

Pesquisa&Desenvolvimento, Tecnologia Quântica

Imagem por MasterTux do Pixabay.

Interações proteína-ligante

Se a pandemia da COVID-19 nos ensinou alguma coisa, é que a indústria farmacêutica – independentemente do que os muitos caluniadores e teóricos da conspiração digam para menosprezá-la – é um elemento crucial em nossas vidas. Com o aumento dos custos de desenvolvimento e análise de fármacos, muitas vezes o tempo fica curto, e os misturadores e agitadores da indústria estão sob constante pressão para entregar. E embora este seja um setor voltado para o lucro, tenho certeza de que eles querem entregar os melhores remédios que puderem. Cenários como a pandemia do Coronavírus e outros que certamente acontecerão no futuro só aumentarão a pressão para que as empresas farmacêuticas produzam medicamentos melhores e mais baratos.

E você não acreditaria que, na maioria das vezes, isso não passa de pesquisa acadêmica e da tentativa da indústria farmacêutica – através da tecnologia da química computacional – de encontrar uma molécula que se ligue a uma proteína-alvo usando ferramentas in silico (através de simulação computacional).

No entanto, apesar de todos os avanços medicamentosos no século 20 e início do século 21, a complexidade que pode surgir das interações proteína-ligante ainda representa muitos desafios.

Mas pode haver um príncipe encantado para estes problemas de complexidade relacionados à interação droga-proteína: a mecânica quântica. Em vista disso, formou-se um grupo de startups que usam a magia do micro para melhorar as questões macro:

1. Aqemia

Aqemia é uma startup francesa de simulação computacional que se esforça para descobrir moléculas terapêuticas mais inovadoras através do poder do Deep Learning e da Inteligência Artificial.

2. Cambridge Quantum Computing (CQC)

A proposta EUMEN da empresa britânica CQC é um “pacote completo para facilitar o projeto de produtos farmacêuticos, especialidades químicas, materiais de desempenho e agroquímicos”.

3. HQS Quantum Simulations

A startup alemã HQS “fornece software para cientistas de materiais na indústria química e no meio acadêmico que incorpora sofisticados modelos a nível quântico das propriedades das moléculas e dos materiais”.

4. Molecular Quantum Solutions (MQS)

A startup dinamarquesa MQS “disponibiliza ferramentas computacionais para acelerar os esforços de pesquisa e desenvolvimento da indústria farmacêutica, biotecnológica e química”.

5. NetraMark

A empresa NetraMark, com sede em Toronto, “combina algoritmos patenteados da linguagem de programação QML/ML com experiência em domínio cruzado para trazer a comercialização ML à realidade, começando com o espaço farmacêutico no desenvolvimento de medicamentos, ressurreição e definição de doenças”.

6. ODE, L3C

A empresa social americana ODE está resolvendo problemas de dureza química com algoritmos quânticos não-determinísticos de tempo polinomial.

7. POLARISqb

A startup americana Polarisqb está utilizando Computação Quântica, Inteligência Artificial, Machine Learning e medicina personalizada para revolucionar o design de fármacos.

8. QSimulate

QSimulate, uma startup sediada nos EUA, permite “simulações quânticas para resolver problemas urgentes no campo farmacêutico e no químico”.

9. Qubit Pharmaceuticals

Uma empresa francesa cuja sede está situada em Paris, a Qubit Pharmaceuticals está acelerando “a descoberta de medicamentos com física quântica e computação de alto desempenho”.

10. Zapata Computing

Ao lado da CQC como uma das empresas de maior destaque, a Zapata Computing, sediada nos EUA, está “desenvolvendo soluções para uma grande variedade de indústrias, incluindo a química”.

Todas estas dez empresas estão procurando transformar a descoberta de medicamentos através da mecânica quântica, e muitas já estão vendo resultados.

Outra cuja propriedade intelectual é resolver problemas do mundo real desta forma é a CreativeQuantum, uma empresa fundada em Berlim, Alemanha em 2010 por Marek Checinski, Alexander Kulesza e Johannes Israel.

11. CreativeQuantum

Especializada na “realização de pesquisa e desenvolvimento baseado em mecânica quântica para a indústria química e a farmacêutica” através da análise e otimização de síntese química e processos utilizando Inteligência Artificial e otimizações evolutivas, a equipe CreativeQuantum tem anos de pesquisa por trás disso na Universidade Humboldt de Berlim, Universidade de Potsdam e do Instituto Leibniz de Catálise. Apoiada por um conselho consultivo de gerentes experientes da indústria e pesquisadores de renome mundial, a equipe científica interdisciplinar da empresa oferece simulações avançadas baseadas no átomo como parte de seus serviços fundamentados na química quântica.

O Diretor Executivo da CreativeQuantum é Marek Checinski, possuidor de um doutorado pelo Instituto Leibniz de Catálise.

Alexander Kulesza, ex-Diretor Técnico da empresa, obteve seu Ph.D. em biomodelagem e simulação pela Universidade Humboldt, Berlim.

Deixando a CreativeQuantum em 2011, Johannes Israel tem doutorado em física pela Universidade de Tecnologia de Brandemburgo, Cottbus – Senftenberg.

Com Checinski guiando o barco hoje em dia, a CreativeQuantum se junta a um pequeno grupo de empresas cujos objetivos para a descoberta de medicamentos estão alinhados. E à medida em que avançamos na década, a mecânica quântica sem dúvidas desempenhará um papel mais crucial à medida em que agentes como a CreativeQuantum, a CQC e a Zapata deixam sua marca na indústria farmacêutica e nos desdobramentos da saúde humana.

Deixamos algo de fora ou entendemos algo errado? Em caso afirmativo, não hesite em nos contatar no hello@thequantumdaily.com.

The Quantum Insider (TQI)

Caso esta lista não tenha satisfeito seus anseios de conhecimento na indústria da química quântica e da descoberta de fármacos, você pode conferir The Quantum Insider (TQI), a plataforma de dados do próprio The Quantum Daily, onde você pode encontrar informações aprofundadas e elucidativas sobre todos os aspectos das tecnologias quânticas.

O TQI é um recurso inestimável para jornalistas, pesquisadores, investidores, empresas e agências governamentais que buscam ampliar seus conhecimentos sobre o crescente ecossistema da tecnologia quântica!

Tradução autorizada de texto publicado pelo The Quantum Daily. Disponível em: https://thequantumdaily.com/2021/02/20/11-companies-using-quantum-mechanics-to-determine-the-properties-reactions-of-chemical-substances-optimizing-rd-for-chemistry-pharma/. Acesso em 24 de fevereiro de 2021.

image_pdfimage_print
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *