A solução em segurança pós-quântica da Startup apoiada pelo líder acadêmico em criptografia

Postado em 01/03/2021 por Maria Heloísa

Criptografia

Imagem Por Pete Linforth do Pixabay.

Palavras de Sabedoria

Às vezes me custa escrever artigos como Top 10… ou 25 dos melhores… e outras propostas de artigos – não porque eu não goste de escrevê-los, porque eu gosto. Além da estranha reclamação por e-mail que o The Quantum Daily recebe sobre a inclusão de companhias meia-boca ou a exclusão da empresa deste ou daquele artigo, esses artigos são um tipo de matéria que eu adoro fazer. Por quê? Eu sempre pesquiso novas empresas e tecnologias, o que significa aprender algo que eu não sabia antes. Acho que foi o grande Jack Welch que disse: “Quando eu parar de aprender algo novo e começar a falar sobre o passado versus o futuro, irei embora”.

Uma das desvantagens de fazer isso é quando tenho que deixar uma empresa de fora: não porque eu não saiba da existência dela ou porque não gosto de seu Diretor Executivo ou ache que sua Propriedade Intelectual é inútil. Tem mais a ver com o tempo e a contagem de palavras. Um desses casos foi as 25 Empresas Que Estabeleceram O Mercado de Criptografia Quântica e Comunicações, que o TQD publicou no início deste ano. Agora, embora eu tenha mencionado vinte e cinco, deixei muitas de fora, sendo a QuantiCor Security uma delas.

Uma empresa alemã fundada em 2017 por Rachid El Bansarkhani, a QuantiCor Security estava no radar da TQD durante um tempo. Eu queria escrever um artigo sobre a startup há algum tempo, mas outros projetos considerados mais importantes infelizmente tiveram precedência.

Quando escrevi o longo trecho sobre criptografia, pensei em colocar a startup, mas depois decidi contra por algum motivo.

SEGURANÇA CIBERNÉTICA DE ÚLTIMA GERAÇÃO PARA INFRAESTRUTURA DE TI E IOT

– QUANTICOR SECURITY

Me arrependo disso, pois agora El Bansarkhani e sua equipe estão fazendo – a julgar pelas notícias sobre eles e seu site – algo grandioso dentro do mercado de criptografia quântica.

QuantiCor Security

Em primeiro lugar, a QuantiCor Security é um dos “maiores desenvolvedores e fabricantes do mundo de soluções de segurança resistentes a computadores quânticos para infraestruturas de Tecnologia da Informação (TI) e a Internet das Coisas (IoT) para empresas de médio e grande porte com soluções de segurança de última geração”.

Com serviços que englobam soluções de segurança para IoT, Cloud e rede juntamente com propostas similares para a tecnologia Blockchain, o que faz com que a criatividade do TQD realmente flua são os serviços quânticos de startup, incluindo o inovador Quantum-IDEncrypt que garante segurança para aplicações como veículos conectados, dispositivos vestíveis, aplicações de e-mail e computação em nuvem, troca de chaves, protocolo de segurança TLS e redes de comunicação VPN.

A QuantiCor Security também possui infraestrutura de chave pública resistente a computadores quânticos com sua “solução de alta segurança Q PKI”, capaz de proteger contra incursões cibernéticas desse modelo de computador.

“A QUANTICOR FORNECE SOLUÇÕES QUÂNTICAS RESISTENTES A COMPUTADORES QUÂNTICOS PARA IOT. OS CERTIFICADOS DE SEGURANÇA DE CADA DISPOSITIVO IOT TÊM QUE SER REVISADOS E MANTIDOS PERIODICAMENTE, O QUE É CARO, COMPLEXO E INEFICIENTE. A QUANTICOR SOLUCIONA ESTE PROBLEMA COM UMA INFRAESTRUTURA SIMPLES, SEM A NECESSIDADE DE CERTIFICADOS. DESTA FORMA, NOVOS DISPOSITIVOS PODEM SER FACILMENTE IMPLANTADOS EM REDES IOT DINÂMICAS. É ASSIM QUE PERMITIMOS QUE A QUANTICOR CRESÇA COM SEGURANÇA. NOSSA SOLUÇÃO É ADEQUADA PARA PROTEGER RÁPIDA E EFICIENTEMENTE OS DADOS DE MILHÕES DE DISPOSITIVOS”

– RACHID EL BANSARKHANI, FUNDADOR E DIRETOR EXECUTIVO DA QUANTICOR.

Tudo isso foi possível, certamente, graças ao trabalho árduo e à experiência da equipe.

O coração da startup é o Diretor Executivo e fundador Rachid El Bansarkhani, que obteve um Ph.D. em criptografia pós-quântica pela Universidade Técnica de Darmstadt. Com experiência trabalhando como pesquisador no projeto de sistemas criptográficos resistentes a computadores quânticos, ele também leciona nessa universidade alemã.

Apoiando El Bansarkhani no mundo da criptografia pós-quântica está um quadro de especialistas em segurança liderados por um famoso cientista da computação, matemático e professor emérito no departamento de informática da Universidade de Tecnologia de Darmstadt, Johannes Buchmann – que não seria um mau recruta no livro de ninguém.

Foto: Michael Hudler. Johannes Buchmann, mestre em criptografia pós-quântica.

Além dos produtos Quantum-IDEncrypt e Q PKI, a QuantiCor Security também oferece análise, consultoria, concepção, desenvolvimento e integração de soluções de software para treinamento e suporte.

As apostas são que ouviremos muito mais deles em 2021!

Tradução autorizada de texto publicado pelo The Quantum Daily. Disponível em: https://thequantumdaily.com/2021/02/25/startups-solution-to-post-quantum-security-helped-along-by-leading-cryptography-academic/. Acesso em 28 de fevereiro de 2021.

image_pdfimage_print
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *