Dez ações de computação quântica para investidores individuais

Postado em 21/01/2021 por Maria Heloísa

Computação quântica, Economia

O The Quantum Daily (TQD) fez uma seleção contendo as dez principais empresas públicas que se beneficiarão da computação quântica. (Crédito: Pixabay)

A maioria dos investidores não credenciados – você sabe, a maioria das pessoas – acha que não há como participar da corrida do ouro da computação quântica, que está crescendo rapidamente. As empresas envolvidas na criação de computadores quânticos e tecnologias secundárias dificilmente são companhias startups e só podem ser acessadas por investidores credenciados, como investidores de risco, investidores anjo e empresas de capital privado.

Mas isso não é bem verdade. Embora existam poucos, caso existam, investimentos focados unicamente em computação quântica que estejam disponíveis para o investidor individual não credenciado, a tecnologia está aperfeiçoada o suficiente para que certas empresas de capital aberto se beneficiem diretamente – e consideravelmente – conforme essa revolução computacional quântica toma forma.

O fato de a maioria das empresas possuírem vários produtos e fluxos de receita além do setor quântico não é coincidência, nem é necessariamente totalmente negativo para o investidor individual. A tecnologia quântica é extremamente cara no momento – mas isso pode mudar – a maioria das empresas que podem se dar ao luxo de atuar no espaço quântico também são bem financiadas. Ao investir em uma empresa que não seja uma startup focada unicamente no ramo quântico, há a possibilidade de não obter todo o potencial de assistir seu investimento disparar vertiginosamente, mas apoiar essas empresas bem estabelecidas oferece alguns benefícios para o investidor certo.

Por exemplo, esse tipo de investimento oferece uma maneira de investir em uma tecnologia radical ao passo em que protege o risco envolvido em trazer essa tecnologia para o mercado. Nem todas as eras de investimento lhe darão a chance de ser um investidor de valores, um investidor em crescimento e um investidor “quase-anjo” de uma só vez. Esta era pode ser uma delas.

Neste artigo, analisaremos os 10 principais investimentos que investidores individuais (não credenciados) podem fazer em computação quântica e tecnologia secundária. Essas seleções são baseadas na liderança atual em tecnologia, histórico de inovação tecnológica e dedicação à tecnologia quântica. Para buscar detalhes ou mais informações, você também pode ler Guia de Investimento em Computação Quântica do TQD.

Dito isso, vamos falar sobre essas empresas.

O salto desafiador do Google

O computador quântico do Google recentemente ganhou as manchetes quando a empresa alegou evidências da “supremacia quântica”.

O Google (pertencente à holding e conglomerado Alphabet Inc .: GOOGL) surpreendeu a todos com um anúncio no outono de 2019 de que seu computador quântico alcançou a “supremacia quântica”. Em outras palavras, seu computador quântico poderia superar os supercomputadores clássicos em determinadas tarefas. Embora nem todos concordem que a empresa tenha alcançado o marco, a notícia deu ao Google (ou Alphabet) uma liderança inicial na corrida para desenvolver e comercializar computadores quânticos.

A empresa também está profundamente empenhada em explorar essa tecnologia. Na verdade, ele ressoa intimamente com o “DNA” da organização.

“O Google não estaria aqui hoje se não fosse pela evolução que vimos acontecer na computação ao longo dos anos. A Lei de Moore nos permitiu expandir nossa capacidade computacional para atender bilhões de usuários através de muitos produtos em escala ”, disse o diretor executivo do Google e da Alphabet Inc., Sundar Pichai. “Portanto, no fundo, nos vemos como uma verdadeira empresa de ciência da computação. A Lei de Moore está, dependendo de como você a enxerga, no final de seu ciclo. A computação quântica é um dos muitos componentes pelos quais continuaremos a progredir na computação”.

Os pesquisadores do Google estão particularmente interessados na parceria impressionante entre a computação quântica e a inteligência artificial (IA). Isso pode provocar cada vez mais avanços.

Tecnologia quântica: O computador quântico do Google usa um processador de 54 qubit de última geração, denominado “Sycamore”, feito de portas lógicas quânticas rápidas e de alta fidelidade.

Parcerias: A questão talvez seja, “quem não é parceiro do Google?”. A empresa tem inúmeras parcerias em instituições acadêmicas e em todo o setor quântico.

Página: Google Research

IBM: o velho formato azul, mas agora com um novo Q

Com o anúncio recente da corporação IBM (bolsa de valores de Nova York: IBM) de que seu grupo de pesquisa em computação quântica dobrou seu poder, a empresa – de acordo com seu código organizacional tradicional descrita como um inovadora constante, mas não extravagante – oferece ao investidor uma alternativa mais segura do que outras empresas públicas que estão fazendo atuando na área quântica.

Enquanto o Google está destacando sua conquista repentina da supremacia quântica, a IBM quer dar passos firmes e mensuráveis em direção à vantagem quântica, momento em que computadores quânticos podem atingir um desempenho melhor do que os computadores clássicos em certas tarefas.

Os pesquisadores da IBM, Jerry Chow e Jay Gambetta, enfatizam essa filosofia ao escrever sobre sua última duplicação quântica: “Então, onde isso nos coloca na década de 2020? Os próximos dez anos serão a década dos sistemas quânticos e o surgimento de um ecossistema de hardware real que fornecerá a base para melhorar a coerência, as portas, a estabilidade, os componentes criogênicos, a integração e o empacotamento. Somente com uma mentalidade de desenvolvimento de sistemas iremos, como uma coletividade, ver a vantagem quântica ocorrer na década de 2020 ”.

A IBM parece mais adequada para investidores que desejam uma empresa importante de baixo risco e crescimento moderado, que possa oferecer um retorno quântico explosivo em algum momento no futuro. Ela ainda oferece um dividendo!

Tecnologia Quântica: Os sistemas IBM Q são baseados no qubit supercondutor transmon.

Parcerias: Numerosas parcerias acadêmicas e comerciais.

Páginas: IBM Q e IBM Quantum Experience

Microsoft: o micro vira quântico

Se você for como eu, a palavra “Microsoft” ainda pode evocar imagens de um clipe de papel dando conselhos sobre o tamanho da sua tela e homens crescidos vestindo camisas polo tentando dançar “Start Me Up”.
Mas este não é mais o seu amigo apelidado de Clippy, assistente do Microsoft (bolsa de valores NASDAQ: MSFT) Office. A Microsoft voltou a ser líder em inovação, com mais de um trilhão de capitalização de mercado.
A empresa vê a computação quântica como parte essencial em manter – ou talvez elevar – seu aspecto positivo entre os líderes de tecnologia.
O diretor executivo da Microsoft, Satya Nadella, disse que a plataforma Azure Quantum da empresa é uma abordagem completa e baseada em nuvem para a computação quântica, sendo absolutamente necessária para a próxima fase da computação.

“Com toda a capacidade que temos em torno da computação, ainda temos muitos problemas não resolvidos, seja em torno da segurança alimentar, mudança climática ou transição energética”, disse Nadella na conferência Microsoft Ignite ocorrida em Orlando, Flórida. “Esses são grandes desafios que precisam de mais computação. Precisamos de um propósito geral quântico. ”


Se este for bem-sucedido, a Microsoft pode dominar a indústria. Como nos velhos tempos.

Tecnologia quântica: Qubits topológicos.

Parcerias: Inclui a Universidade de Sydney, a Universidade de Purdue e a Universidade de Maryland.

Página: Microsoft Quantum

Amazon: acendendo o fogo quântico

Uma das vantagens competitivas da Amazon (bolsa de valores NASDAQ: AMZN) é o seu compromisso, que associa sua habilidade em logística ao atendimento ao cliente e satisfação deste. Uma vantagem que os especialistas sugerem que um computador quântico tenha em relação aos computadores clássicos é a solução de problemas logísticos, como os problemas do caixeiro-viajante.

Coincidência? Duvido.

Seja resolvendo problemas logísticos ou dezenas de outros usos que oferecem uma vantagem quântica, não há dúvidas de que o futuro da Amazon estará vinculado ao futuro da computação quântica. A empresa sediada em Seattle anunciou recentemente não uma, nem duas, mas três iniciativas de computação quântica, incluindo: Amazon Braket, um serviço da plataforma Amazon Web Services (AWS) totalmente gerenciado; um Centro de Computação Quântica e o Laboratório de soluções quânticas.

Tecnologia quântica: Oferece acesso à empresa D-Wave, dispositivos de íons aprisionados da IonQ e chips supercondutores da Rigetti.

Parceria acadêmica: Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech)

Alibaba: aproveitando a magia quântica

Alibaba (bolsa de valores de Nova York: BABA), uma empresa que iniciou na obscuridade e tornou-se líder de renome mundial em comércio eletrônico tradicional e comércio eletrônico que ocorre de empresa para empresa, reconhece a importância da computação quântica e está movendo montes de dinheiro para se tornar um importante concorrente.

De acordo com Jeff Zhang, diretor de tecnologia da Alibaba e chefe do laboratório de pesquisa da Academia para Descoberta, Aventura, Momento e Perspectiva (DAMO), o investimento da empresa no âmbito quântico não se trata apenas de criar uma plataforma de comércio eletrônico mais eficaz. A computação quântica tem vastas implicações para os negócios da empresa.

“O número de qubits não é nosso único objetivo. Queremos resolver os problemas de engenharia relacionados à computação quântica. Como você executa programas existentes em processadores quânticos? Você não vai executar todos os programas em processadores quânticos, certo? Então você precisará determinar quais tarefas computacionais serão destinadas a computadores quânticos e quais serão destinadas a computadores clássicos. Estamos construindo um computador quântico supercondutor em nossa sede em Hancheu (China) e queremos chegar a um ponto em que a computação quântica seja escalável. ”

Tecnologia Quântica: Supercondutores.

Número de qubits: 11 (em 2019).

Acesso: Alibaba Cloud

Parcerias Acadêmicas: Academia Chinesa de Ciências

Intel: por dentro do quantum

Intel planeja a supremacia do chip quântico.

A Intel (bolsa de valores NASDAQ: INTC) aproveitou uma fórmula de inovação alimentada pelo desejo em se tornar líder na fabricação de chips e está determinada a percorrer este trajeto em se tornar a pioneira na fabricação de chips de computação quântica.

Essa companhia desenvolveu um chip de teste de 49 qubits. Recentemente, o laboratório Intel Labs lançou o que se acredita ser o primeiro chip de controle criogênico desse tipo que acelerará o desenvolvimento de sistemas de computação quântica full-stack. É parte da filosofia da companhia que isso não se trate somente de número de qubits, mas também do controle destes.

“Enquanto há grande ênfase nos qubits em si, a habilidade em controlar vários qubits ao mesmo tempo tem sido um desafio para a indústria”, disse Jim Clarke, diretor de Hardware Quântico da Intel. “A Intel reconhece que controles quânticos eram uma peça essencial do quebra-cabeça que precisávamos resolver a fim de desenvolver um sistema quântico que fosse comercial em larga escala. Esse é o motivo pelo qual estamos investindo em correção e controles de erros quânticos. Com o chip criogênico nomeado Horse Ridge, a Intel desenvolveu um sistema de controle escalável que nos concederá uma aceleração importante nos testes e possibilitará atingirmos o potencial da computação quântica.”

Tecnologia Quântica: Processador de qubit de spin à base de silício.

Parcerias: Universidade de Delft, QuTech

Volkswagen: energia quântica pode ser o novo “Beetle Juice” da empresa

Em certos casos, nossas atuantes quânticas não estão desenvolvendo a tecnologia quântica, e sim utilizando tal tecnologia – e se beneficiarão diretamente conforme ela se desenvolva. Essa é a razão pela qual a Volkswagen (mercado financeiro OTCMKTS: VWAPY) entrou na lista. Inovação e receptividade para novas tecnologias e tendências mantiveram a empresa por décadas. Ela está de olho em duas tendências simultaneamente – tecnologia quântica e veículos autônomos. A companhia é a primeira a usar computação quântica para orientar o projeto piloto na otimização dos padrões de tráfego.

Martin Hofmann, Diretor de Tecnologia da Informação do Grupo Volkswagen, disse: “Na Volkswagen, desejamos ampliar nosso conhecimento especializado na área da computação quântica e promover uma compreensão aprofundada em como essa tecnologia pode ter uso significativo nesta companhia. A otimização do tráfego é uma das aplicações em potencial. A gestão inteligente de tráfego baseada na capacidade de rendimento de um computador quântico pode oferecer suporte eficaz para as cidades e seus passageiros.”

Isto sugere amplamente que a companhia pode estar considerando usar computadores quânticos para impulsionar carros autônomos, apesar disso não ter sido explicado de maneira específica.

Tecnologia Quântica: Recozimento quântico.

Parceria: D-Wave

Lockheed Martin – numa missão quântica

Assim como a Volkswagen, a fabricante de produtos aeroespaciais  Lockheed Martin (bolsa de valores de Nova York: LMT) está na vanguarda do uso do computador quântico. Pesquisadores da companhia apresentam uma missão específica para seu dispositivo quântico – um sistema quântico de recozimento D-Wave 2 – analisando milhões de linhas de códigos de software.

A equipe da Lockheed Martin descreve dessa forma: “Uma vez que metade do custo para desenvolver essa tecnologia nova está assentado na verificação e eliminação de erros, os computadores quânticos oferecem soluções econômicas de alta confiança que aumentam a segurança e satisfazem às crescentes regulamentações.”

É uma aposta sólida que essa não seja a única área em que um computador quântico poderia se estabelecer na empresa. A pesquisa em materiais e logística desempenha um importante papel na indústria aeroespacial e militar. Além disso, ao que parece, a computação quântica é adequada para tópicos como a química quântica, formação de materiais e planejamento logístico.

Tecnologia Quântica: Recozimento Quântico.

Parcerias: D-Wave, USC (Centro de computação quântica da Universidade da Califórnia do Sul – Lockheed Martin)

Baidu: dragão quântico escondido?

Como uma empresa que é constantemente comparada ao Google, a Baidu (bolsa de valores NASDAQ: BIDU) também está buscando a computação quântica como uma vantagem competitiva. A companhia multinacional chinesa de tecnologia é especializada em inteligência artificial e em produtos e serviços relacionados à Internet. A maior parte dos esforços da empresa relacionados ao setor quântico está centrada em seu departamento de pesquisa, localizado parcialmente no Vale do Silício, em Seattle e em Pequim. A companhia almeja ter aplicações quânticas que possam ser usados em seus próprios negócios dentro de cinco anos.

Parceria: Universidade de Tecnologia de Sydney

Booz Allen Hamilton – consultores quânticos

Centenas de companhias e organizações já estão examinado como a computação quântica pode se encaixar em seus planos e levantando quais vantagens poderiam obter com isso. Eles precisarão de ajuda em um tópico: orientação. A Booz Allen Hamilton (bolsa de valores de Nova York: BAH), uma empresa americana de informação e gestão tecnológica, situada em McLean, Virginia, formou uma equipe de pesquisa quântica apenas com esse objetivo.

Isso confere à Booz Allen Hamilton uma atuação quântica que embora não seja óbvia, é interessante.

Menções honrosas

Aqui está uma empresa que pode estar um pouco fora de cena. A 180 Degree Capital Corp. (bolsa de valores NASDAQ: TURN) é basicamente tida como uma empresa de capital de risco. A empresa tem posições em várias áreas de nanotecnologia e computação quântica, incluindo D-Wave. Conforme discutido no Guia de Investimento em Computação Quântica do TQD, também há o interesse na criação de fundos de índice que visem o mercado computacional quântico.

Lembre-se de que este artigo não deve ser visto como uma recomendação para a compra de qualquer uma dessas ações. Se o mercado de ações já é difícil de prever, imagine prever como o mercado quântico mudará nos próximos anos. Faça sua devida diligência para encontrar ações que atendam aos seus próprios objetivos e perfil de risco.

Esclarecimento: o conteúdo é apenas para fins informativos, você não deve interpretar tais informações ou outro material como aconselhamento jurídico, fiscal, de investimento, financeiro ou outro. Nada contido em nosso site constitui uma solicitação, recomendação, endosso ou oferta feita pela TQD ou qualquer provedor de serviços terceirizado para comprar ou vender quaisquer títulos ou outros instrumentos financeiros nesta ou em qualquer outra jurisdição em que tal solicitação ou oferta seja ilegal sob os termos das leis de valores mobiliários de tal jurisdição.

Tradução autorizada de texto publicado pelo The Quantum Daily. Disponível em: https://thequantumdaily.com/2020/01/21/10-quantum-computing-stocks-for-individual-investors/. Acesso em 20 janeiro de 2021.

image_pdfimage_print
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *