IBM inaugura o primeiro computador quântico comercial do Japão

Com a notícia da instalação de um computador quântico no Japão, a IBM está liderando a competição na área em que atua por estabelecer colaborações internacionais para a computação quântica.
A Universidade de Tóquio utilizará o IBM Quantum System One, um sistema integrado de computação quântica, para impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento do setor quântico no Japão, nomeadamente nas áreas de química, otimização e machine learning. Nesta altura, a IBM instalou IBM Quantum System Ones em três continentes.
Este é o último passo da empresa numa relação longa e crescente com pesquisadores quânticos no Japão. Em um post de blog, a empresa relata que lançou um núcleo na Universidade de Keio em 2018. A Universidade de Tóquio e a IBM deram início à Parceria Quântica Japão-IBM em 2019.
“Como parte desta parceria, os pesquisadores no Japão receberão um IBM Quantum System One, a ser instalado no Centro de Inovação de Negócios Kawasaki, na cidade de Kawasaki. O objetivo desta parceria é engajar universidades japonesas para acelerar a pesquisa e educação em computação quântica, trabalhar com a indústria para avançar a pesquisa em aplicações práticas de computação quântica e desenvolver componentes de hardware de computação quântica comercial”,
eles escreveram.
Esta instalação é o exemplo mais recente de impulso numa indústria quântica em crescimento, relata a empresa.
“Se a computação quântica fará ou não a diferença, não está mais em questionamento. Em vez disso, a questão é como e quando a indústria atingirá o marco central da Vantagem Quântica – o ponto em que um computador quântico consiga resolver um problema mais rapidamente do que um computador clássico”.
Você pode ler mais sobre a instalação e seu impacto aqui: https://www.research.ibm.com/blog/japan-quantum-system-one.
Tradução autorizada de texto publicado pelo The Quantum Daily. Disponível em: https://thequantumdaily.com/2021/07/27/ibm-unveils-japans-first-commercial-quantum-computer/. Acesso em 29 de julho de 2021.