IBM oferece a primeira Certificação Quântica para desenvolvedores do mercado

Postado em 01/04/2021 por Maria Heloísa

Computação quântica, Cursos

IBM emite certificação para desenvolvedores de computadores quânticos.

A IBM Quantum está oferecendo um caminho para que pessoas de todos os níveis de conhecimento na área de desenvolvimento obtenham uma certificação em programação com Qiskit (seu kit de desenvolvimento de software quântico), permitindo-lhes aproveitar suas habilidades de codificação quântica em uma oportunidade potencial na força de trabalho, de acordo com um post no blog da empresa.

“Nossa equipe está extremamente orgulhosa de poder oferecer a primeira certificação quântica para desenvolvedores de todos os tempos. Esperamos que sua disponibilização proporcione um valioso caminho de aprendizado para desenvolvedores e partes interessadas que procuram se preparar para a computação quântica no futuro”

escreveu a equipe da IBM.

A Certificação IBM Quantum Developer é um exame de certificação composto por 60 perguntas oferecido na plataforma Pearson VUE. Aqueles que passarem no teste terão demonstrado experiência em usar o Qiskit para criar e executar programas de computação quântica em computadores quânticos e simuladores IBM, e a capacidade de executar essas tarefas com pouca ou nenhuma assistência da documentação do produto, suporte ou colegas. O exame está disponível no mundo todo e está em inglês.

Construir a futura força de trabalho quântica é crucial para a missão da IBM Quantum e do Qiskit, de acordo com a equipe da IBM. A empresa está envolvida em equipar os educadores com acesso às ferramentas IBM Quantum através do programa Quantum Educators, enquanto oferece material educacional de alta qualidade através do curso semestral de Introdução à Computação Quântica e Hardware Quântico, e nosso aclamado manual Aprenda Computação Quântica Usando o Qiskit. O ponto central de nossa missão é construir um ecossistema de computação quântica  que seja realmente diversificado e global, como demonstrado pela iniciativa de inclusão racial IBM-HBCU Quantum Center e nossa colaboração com The Coding School para capacitar estudantes, ambas levando a computação quântica a grupos sub-representados no campo.

“ESPERAMOS QUE SUA DISPONIBILIZAÇÃO PROPORCIONE UM VALIOSO CAMINHO DE APRENDIZADO PARA DESENVOLVEDORES E PARTES INTERESSADAS QUE PROCURAM SE PREPARAR PARA A COMPUTAÇÃO QUÂNTICA NO FUTURO”.

O Qiskit permite que qualquer pessoa programe computação quântica em um hardware real, exigindo apenas Python e um conhecimento básico de álgebra linear como pré-requisito. Desde que a IBM lançou o Qiskit em 2017, milhares de usuários desenvolveram aplicações, mantiveram e melhoraram código, e participaram de eventos hackathon ao vivo e virtuais, escolas de verão e outras oportunidades educacionais para construir esta comunidade vibrante e de código aberto, de acordo com os autores.

Como o custo pode servir como um impedimento para aqueles que esperam receber credenciais, a equipe da IBM disse que planeja ofertar bolsas de estudo para desenvolvedores interessados na certificação.

Tradução autorizada de texto publicado pelo The Quantum Daily. Disponível em: https://thequantumdaily.com/2021/03/30/ibm-offers-industrys-first-quantum-developer-certification/. Acesso em 31 de março de 2021.

image_pdfimage_print
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *